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https://prod.org.br/doi/10.1590/S0103-65132007000200013
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Práticas do CMMI® como regras de negócio

CMMI® practices as business rules

Morgado, Gisele P.; Gesser, Ingrid; Silveira, Denis S.; Manso, Fernando S. P.; Lima, Priscila M. V.; Schmitz, Eber A.

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Resumo

A busca pela qualidade de software leva à adoção de boas práticas no processo do desenvolvimento de software, como as práticas especificadas pelo modelo de maturidade do CMMI. A implantação do CMMI, entretanto, constitui um processo penoso e demorado. Além disso, a qualidade deste processo afeta diretamente os resultados obtidos. Este artigo explora a possibilidade de formalização das práticas do CMMI através do seu mapeamento para Regras de Negócio. A viabilidade desta proposta é estudada através do mapeamento da parte do CMMI relativa à área Gerência de Requisitos. As vantagens desta abordagem encontram-se tanto no aumento da qualidade do processo de certificação/auditoria do CMMI, quanto na melhoria da qualidade do sistema de informação que apóia o processo de desenvolvimento de software.

Palavras-chave

Qualidade, Regras de Negócio, CMMI, gerência de requisitos

Abstract

The search for software quality results in the adoption of best practices in the software development process, such as the practices specified by the CMMI maturity model. However, the CMMI implementation constitutes a difficult and slow process. Besides, the quality of such a process directly affects the results obtained. This article explores the possibility of formalizing the CMMI practices via their mapping into Business Rules. This proposal viability was studied through the mapping of the CMMI part that concerns the Requirements Management area. This approach implies in an improvement of the CMMI certification/audit process and of the information system that supports the software development process.

Keywords

Quality, Business Rules, CMMI, requirements management

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