Production
https://prod.org.br/doi/10.1590/S0103-65132005000300001
Production
Editorial

Caros leitores

Carvalho, Marly Monteiro de

Downloads: 0
Views: 682


Caros leitores, é com satisfação que lhes entrego esta edição da Revista Produção. Em 2005, a Revista atingiu a expressiva quantia de duas centenas de artigos submetidos, o que em parte foi fruto desta disputada edição especial, na qual concorreram 67 artigos. Portanto, agradecemos a disposição do conselho científico desta edição pelo esforço de avaliar os artigos.

Este número é aberto com um artigo convidado sobre e-Government, de autoria de Fugini, Maggiolini e Pagamici, do Politécnico de Milão, no qual dicutem o que seria o verdadeiro Governo Eletrônico, diferenciondo-o da prestação de serviços publicos de forma eletrônica. Dentre os artigos selecionados para compor esta edição oito são de Tecnologia da Informação e seis são de Gestão de Projetos.

Os oito artigos de TI apresentam diferentes facetas deste tema em diferentes setores industriais. Shimaj & Lorenzi discutem o papel da tecnologia da informação no desenvolvimento tecnológico no Paraná. Calia & Guerrini associam o projeto Seis Sigma à teoria das restrições na implementação de software de programação, apresentando duas aplicações. Quintella, Rocha e Alves fazem um diagnóstico dos fatores críticos de sucesso no lançamento de projetos de veículos automotores utilizando uma abordagem metodológica quantitativa. Gonçalves, Gava, Pessoa e Spinola apresentam uma proposta de processo de produção de aplicações Web. Popadiuk, Franklin, Miyabara e Gardesani analisam o impacto do ambiente informacional no desempenho competitivo no contexto da indústria de autopeças. Ferreira & Alves fazem uma análise comparativa dos setores automobilístico e alimentício no que concerne a logística e a troca eletrônica de informação. Reis & Costa propõem a integração da engenharia de software nas estratégias empresariais. Finalmente, Santos & Jesus analisam os principais fatores que comprometem a adoção da tecnologia de informação em empresas cafeeiras.

Os seis artigos de gestão de projetos apresentam tópicos emergentes no cenário nacional como modelos de maturidade, gestão de portfolio e escritórios de projetos. Bouer & Carvalho apresentam, através de um estudo de caso no setor elétrico, o conceito de maturidade em gestão de projetos, e argumentam que não basta traçar uma metodologia singular para atingi-la. Russo; Ruiz e Cunha discutem a liderança em gerenciamento de projetos e suas variações ao longo das fases do ciclo de vida. Martins, Martins, Pereira e Martins discutem o processo de implementação de escritório de gerenciamento de projetos em uma operadora de telefonia celular, que atua em todo o território brasileiro. Finalmente, Rabechini Jr, Maximiano e Martins apresentam a temática de gerenciamento de portfolio, através de um estudo de caso em uma prestadora de serviço.
5883a3ff7f8c9da00c8b4729 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections