Production
https://prod.org.br/doi/10.1590/S0103-65132005000100001
Production
Editorial

Caros Leitores

Carvalho, Marly Monteiro de

Downloads: 0
Views: 683


Em comemoração aos 15 anos da Revista Produção disponibilizaremos, a partir de maio, todos os artigos dos volumes 12 e 13. O acesso aos artigos será feito pelo site da Revista (http://www.vanzolini.org.br/revistaproducao/index.html). Além disto, os resumos dos artigos da Revista podem também ser acessados pela base de dados REBAE - Rede de Bibliotecas da Área de Engenharia.

Este primeiro número do Volume 15 traz dez artigos, com temáticas que envolvem várias áreas de engenharia de produção. Dentre os artigos vinculados à área de Qualidade, dois têm o foco no consumidor, o primeiro analisa o processo de escolha do consumidor e o segundo faz uma pesquisa de satisfação aplicada ao setor de serviços. Ainda na área de Qualidade, outros dois artigos discutem ferramentas estatísticas aplicadas ao controle de processo e à confiabilidade de equipamentos. O tema de projetos aparece em três artigos, um deles aborda a perspectiva do gerenciamento e das competências necessárias para atingir a maturidade; os outros dois artigos enfatizam o desenvolvimento do produto, um deles com foco na questão da co-especialização em desenvolvimento colaborativo e o segundo explora a ligação entre produto e segurança no trabalho. A área ambiental é tema de um artigo, que enfatiza o processo de tomada de decisão e a contabilidade ambiental. Encerram esta edição, um artigo sobre Sistemas Integrados de Gestão, que discute o ERP e as novas tendências, e um artigo de competitividade na indústria de papel sob a perspectiva de inserção no mercado externo.

O Volume 15 da Revista Produção contará com um número especial “Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão de Projetos”. Com a escolha deste tema, o corpo editorial pretende tratar dois temas que estão em evidência tanto nas pesquisas acadêmica como na pauta de decisões das empresas.

A área de Gestão de Projetos tem assumido maior importância nas empresas, que têm passado por um processo de transformação, organizando-se para poder dar respostas eficazes e ágeis às questões ambientais e organizacionais. Além disto, também pelo lado do profissional tem havido uma procura pela área de projeto, sendo que o número de profissionais certificados nesta área tem crescido, passando do expressivo número de 72 mil, em 2004, pegando-se apenas uma das certificações internacionais disponíveis. Por outro lado, as aplicações de Tecnologia da Informação (TI) também têm alcançado um papel mais estratégico nas organizações, permeando não só aplicações de cunho mais operacional, mas também promovendo revoluções que podem alterar toda a estratégia de negócio e causar impacto na cadeia produtiva. Convidamos os pesquisadores e profissionais destas áreas a participar deste importante debate, solicitando a submissão de artigos para a edição especial.

Finalmente, gostaríamos de agradecer aos autores, avaliadores e aos nossos leitores pelo interesse e colaboração com a nossa Revista.
5883a4047f8c9da00c8b4743 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections