Production
https://prod.org.br/doi/10.1590/S0103-65131994000300003
Production
Article

TEMA: a tecnologia ecologicamente mais adequada como uma estratégia preventiva a ser perseguida

Porto, Marcelo Firpo de S.; Mattos, Ubirajara Aluizio de O.

Downloads: 0
Views: 698

Resumo

A prevenção técnica dos riscos industriais pode envolver cinco níveis de atuação: os níveis do indivíduo/trabalhador, do posto de trabalho, do setor de trabalho, da fábrica como um todo, e do meio ambiente em geral. Historicamente, tais níveis tenderam a serem analisados por disciplinas, métodos e instituições frequentemente dissociados uns dos outros. Transpassando todos os níveis, a discussão sobre a base tecnológica de um dado setor industrial pode fornecer luzes importantes para entendermos a dinâmica dos riscos presentes e evitáveis numa determinada fábrica ou setor industrial, em articulação com as estratégias de investimentos produtivos e mudanças tecnológicas. Neste contexto, a busca da Tecnologia Ecologicamente Mais Adequada - TEMA - pode ser um importante conceito preventivo, servindo para nortear os critérios dos investimentos produtivos em curso nos diferentes setores industriais do país. A partir de um exemplo em andamento no Rio de Janeiro, envolvendo uma mudança negociada de tecnologia numa empresa de cloro-soda, este trabalho pretende apresentar alguns dos elementos que compõem a intrincada rede de interesses e possibilidades que estão por detrás da implementação da TEMA, envolvendo as dimensões social, econômica e tecnológica do problema.

Palavras-chave

tecnologia, mudança de, saúde dos trabalhadores, ecologia, indústria de cloro-soda

References



ABICLOR. Mercúrio e Indústria de Cloro Cáustica/Soda. Estudos Técnicos n.1, Rio de Janeiro, 1992.

DWYER, T. The Industrial Safety Professionals: A Comparative Analysis from World I until the 1980's; In: International Journal of Public Health Services, vol.22, n.4, p.705-27, 1992

MATTOS,U et alii. A Indústria de Cloro-Soda: Levantamento e Diagnóstico das Condições de Trabalho. Relatório de Pesquisa/FAPERJ. CESTEH/ENSP/FIOCRUZ. 1993

MAXSON, P.A. et al. Mercury: Rational Paths Through Uncharted Territory. Commision of the European Communities, Bruxelas, 1991.

PORTO,M. Projeto Preliminar de Doutoramento. Programa de Engenharia de Produção, COPPE/UFRJ, 1994.

SCHADOW et al. 100 Jahre technische Alkali-Elektrolyse- Technologiewandel unter Umweltaspekten. In: Chem.-Ing.-Tech. 63,Nr.7, p.668-674.
5883a4287f8c9da00c8b47ea 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections