Production
https://prod.org.br/doi/10.1590/0103-6513.115413?lang=en
Production
Article

Geração de riqueza em empresas vencedoras do PNQ: uma análise usando EVA

Value creation in winning companies PNQ: an analysis using EVA

Bassan, Heder; Martins, Roberto Antonio

Downloads: 0
Views: 890

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a geração de riqueza de empresas vencedoras do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) com uso do Valor Econômico Adicionado (EVA) e comparar esse valor com o das demais empresas do mesmo setor da economia. A utilização do EVA como medida de desempenho é um diferencial deste trabalho em relação a outros estudos. Os dados foram coletados do banco de dados do sistema Economática, em sítios especializados em divulgação de demonstrações financeiras e nos sítios das empresas vencedoras do prêmio. O período de análise compreendeu os anos de 2000 a 2009. Foram utilizados testes paramétricos para validar as hipóteses de trabalho. Os resultados apontam para a existência de fortes indícios de que as empresas estudadas vencedoras do PNQ melhoraram o seu Valor Econômico Adicionado no período de pós-adoção do modelo do prêmio. Outro forte indício é que essas mesmas empresas possuem Valor Econômico Adicionado superior às demais do setor no período de pós-adoção do Modelo de Excelência em Gestão do PNQ. No entanto, isso não pode ser afirmado para o período de adoção do modelo do PNQ.

Palavras-chave

Prêmios de qualidade, Prêmio Nacional da Qualidade, Valor econômico adicionado, Gestão da qualidade, Criação de valor

Abstract

This paper aims to analyze the value creation by National Brazilian Quality Award winners using Economic Value Added (EVA) as the performance measure and to compare this performance with that of competitors from the same economic sector. The application of EVA as a performance metric is different from the approaches of other studies. The Brazilian database Economática, financial websites, and companies’ websites were the main data sources used. The data acquired covered a period of time of ten years (2000-2009). Parametric tests were applied to test the hypothesis. The main finding indicates that the winner companies increased the value creation to the shareholders after being awarded the National Brazilian Quality Award. Another main finding indicates that the winner companies have increased the value creation on average to the shareholders more than the companies from the same economic sector after being awarded the National Brazilian Quality Award. Note that before the awards were issued, the studied companies were not creating more value to shareholders than the companies from the same economic sector.

Keywords

Quality award, National Brazilian Quality Award, Economic Value added, Quality management, Value creation

References

Albuquerque, A. A., Carvalho, F. L., & Bonizio, R. C. (2007). Qualidade de serviço e desempenho financeiro: evidências nas distribuidoras de energia elétrica do Brasil. In Anais do 7º Congresso USP Controladoria e Contabilidade. São Paulo, SP. Recuperado em 15 outubro de 2012, de http://www.congressousp.fipecafi.org/web/artigos72007/100.pdf

Assaf Neto, A. (2010). Finanças corporativas e valor (5. ed.). São Paulo: Atlas.

Bezerra, F. A., & Corrar, L. J. (2006). Utilização da análise fatorial na identificação dos principais indicadores financeiros para a avaliação do desempenho financeiro: uma aplicação nas empresas de Seguro. Revista de Contabilidade e Finanças, 1(42), 50-62.

Callingo, L. M. R. (2002). National quality and business excellence awards: mapping the field and prospects for Asia. In L. M. R. Callingo (Org.), Report of the Symposium on Quality and Business Excellence Awards (pp. 3-18). Tokyo: Asia Productivity Organization.

Cho, H. J., & Pucik, V. (2005). Relationship between innovativeness, quality, growth, profitability, and market value. Strategic Management Journal, 26(6), 555-575. http://dx.doi.org/10.1002/smj.461.

Corredor, P., & Goñi, S. (2010). Quality awards and performance: is there a relationship? The TQM Journal, 22(5), 529-538. http://dx.doi.org/10.1108/17542731011072865.

Douglas, T. J., & Judge, J. R. (2001). W.Q. Total quality management implementation and competitive advantage: the role of structural control and exploration. Academy of Management Journal, 44(1), 158-169. http://dx.doi.org/10.2307/3069343.

Ehrbar, A. (1999). EVA - valor econômico agregado: a verdadeira chave para a criação de riqueza. Rio de Janeiro: Qualitymark.

Fundação Nacional da Qualidade. (2009). Relatório anual. São Paulo: FNQ. Recuperado em 4 de outubro de 2012, de http://www.fnq.org.br/Portals/_FNQ/Documents/relatorioanual2009_online.pdf.

Fundação Nacional da Qualidade. (2010a). Conceitos fundamentais da excelência em gestão. São Paulo: FNQ. Recuperado em 4 de outubro de 2012, de http://www.fnq.org.br/Portals/_FNQ/Documents/ebook-ConceitosFundamentais.pdf

Fundação Nacional da Qualidade. (2010b). Critérios de excelência. São Paulo: FNQ. Recuperado em 4 de outubro de 2012, de http://www.fnq.org.br/Portals/_FNQ/Documents/CriteriosExcelencia 2010rev1.pdf

Garvin, D. A. (1991). How the Baldrige Award really works. Harvard Business Review, 69(6), 80-95. PMid:10114930.

Grant, J. L. (2002). Foundations of economic value added (2. ed.). New York: Wiley.

Grigg, N., & Mann, R. (2008). Rewarding excellence: an international study into business excellence award processes. Quality Management Journal, 15(3), 26-40.

Hendricks, K. B., & Singhal, V. R. (1997). Does implementing an effective TQM program actually improve operating performance? Empirical evidence from firms that have won quality awards. Management Science, 43(9), 1258-1274. http://dx.doi.org/10.1287/mnsc.43.9.1258.

Hui, K. H., & Chuan, T. K. (2002). Nine approaches to organizational excellence. Journal of Organizational Excellence, 21(1), 53-65. http://dx.doi.org/10.1002/npr.10053.

Macorim, A. (2001). Aplicabilidade do EVA/MVA como instrumento de avaliação de desempenho econômico em empresas brasileiras (Dissertação de mestrado). Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Martelanc, R., Pasin, R., & Cavalcanti, F. (2005) Avaliação de empresas: um guia para fusões e aquisições e gestão de valor. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Martins, G. A. (1994). Manual para elaboração de monografias e dissertações (2. ed.). São Paulo: Atlas.

Martins, R. A. (2010). Princípios da pesquisa científica. In P. A. C. Miguel (Org.), Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações (pp. 7-32). Rio de Janeiro: Elsevier.

Mavroidis, V., Toliopoulou, S., & Agoritsas, C. (2007). A comparative analysis and review of national quality awards in Europe. The TQM Magazine, 19(5), 454-467. http://dx.doi.org/10.1108/09544780710817874.

Miguel, P. A. C. (2005). A comparison of quality and business excellence programs in the world. Revista de Ciência & Tecnologia, 13(25/26), 35-46.

Milbourn, T. (2001). O charme do EVA como medida de desempenho. São Paulo: Makron Books.

Nair, A. (2006). Meta-analysis of the relationship between quality management practices and firm performance – implications for quality management theory development. Journal of Operations Management, 24(6), 948-975. http://dx.doi.org/10.1016/j.jom.2005.11.005.

National Institute of Standards and Technology. (2010). Criteria for performance excellence. Gaithersburg: National Institute of Standards and Technology.

Oliveira, G. T., & Martins, R. A. (2008). Efeitos da adoção do modelo do Prêmio Nacional da Qualidade na medição de desempenho: estudos de caso em empresas ganhadoras do prêmio. Gestão & Produção, 15(2), 167-179. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2008000200004.

Pignanelli, A. (2007). Qualidade x desempenho: mito ou realidade? (Dissertação de mestrado). Escola de Administração de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo.

Rappaport, A. (2001). Gerando valor para o acionista. São Paulo: Atlas.

Richardson, R. J. (1999). Métodos quantitativos e qualitativos. In R. J. Richardson (Org.), Pesquisa social: métodos e técnicas (pp. 70-89). São Paulo: Atlas.

Sila, I. (2007). Examining the effects of contextual factors on TQM and performance through the lens of organizational theories: an empirical study. Journal of Operations Management, 25(1), 83-109. http://dx.doi.org/10.1016/j.jom.2006.02.003.

Souza Filho, M. S. M. (2007). Aplicação conjunta do custeio baseado em atividades com o valor econômico agregado (EVA) em uma cooperativa agropecuária avícola de corte (Tese de doutorado). Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

Stewart III, G. B. (2005). Em busca do valor: o guia de EVA para estrategistas. Porto Alegre: Bookman.

Tan, K. C. (2002). A comparative study of 16 national quality awards. The TQM Magazine, 14(3), 165-171. http://dx.doi.org/10.1108/09544780210425874.

Vokurka, R., Standing, G. L., & Brazeal, J. (2000). Comparative analysis of national and regional quality awards. Quality Progress, 33(8), 41-49.

Wilson, D. D., & Collier, D. A. (2000). An empirical investigation of the Malcolm Baldrige national quality award causal model. Decision Sciences, 31(2), 361-390. http://dx.doi.org/10.1111/j.1540-5915.2000.tb01627.x.

York, K. M., & Miree, C. E. (2004). Causation or covariation: an empirical re-examination of the link between TQM and financial performance. Journal of Operations Management, 22(3), 291-311. http://dx.doi.org/10.1016/j.jom.2004.02.001.

Young, S. D., & O’Byrne, S. F. (2003). Eva e gestão baseada em valor – guia prático para implementação. Porto Alegre: Bookman.
5883a45e7f8c9da00c8b48ca production Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections