Como dar suporte às estratégias de empresas hoteleiras? Uma análise segundo a visão baseada em recursos
Santos, Luciano Costa; Gohr, Cláudia Fabiana; Cruz, Igor Kenji Hilahata; Cunha, Hítalo Silva
http://dx.doi.org/10.1590/0103-6513.036612
Production, vol.25, n2, p.403-415, 2015
Resumo
A visão baseada em recursos destaca o papel dos recursos empresariais para a eficácia das estratégias e para a construção de uma vantagem competitiva sustentável. Com base nesses conceitos, este artigo tem por objetivo verificar se os recursos estratégicos de duas empresas do setor hoteleiro de um município do estado de Mato Grosso do Sul estão contribuindo para as estratégias realizadas por essas organizações e, consequentemente, para sua vantagem competitiva. Para alcançar esse objetivo, foi adotado o método do estudo de caso, utilizando como técnica principal de coleta de dados a entrevista semiestruturada com perguntas abertas e fechadas dirigidas aos gerentes das empresas. Os resultados demonstraram um padrão comum entre as empresas pesquisadas, que apresentaram estratégias e recursos semelhantes. A avaliação dos recursos estratégicos permitiu entender a sua contribuição e a relação deles com as estratégias identificadas para os dois hotéis.
Palavras-chave
Visão baseada em recursos. Gestão estratégica. Setor hoteleiro.
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